14 de abril de 2010

Ser Xique-Xique

Localizada na zona fisiológica do Baixo Médio São Francisco, o município de Xique-Xique, fica situado à margem direita do Velho Chico. Cidade de seus 47.251 habitantes. Com uma área de 5020 Km2, tem como suas principais ilhas: Ilha do Gado Bravo, Retiro da Picada, Champrona, Amarracouro, Miradouro, entre outras.Engloba ainda os povoados de Marreca Velha, Boa Vista, Rumo,Utinga,Pajeú e Ibiacema...
A economia do município vem das plantações de cereais, da mandioca, do algodão, das fazendas de criação, dos engenhos de rapadura e de cachaça,da pesca, além das minas de sal de cozinha e das madeiras extraídas nas serras que circundam o Sudeste municipal.
A pitoresca cidade de belezas naturais e povo hospitaleiro está às margens do Rio São Francisco, o que propicia belíssimos passeios de barcas.Dentre suas belezas naturais, conta com uma área de Proteção Ambiental das dunas e veredas do baixo e médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 ha, sendo a maior do Estado. O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região e encontra-se em processo de tombamento estadual.
O artesanato também é uma atividade de aspecto cultural e econômico marcante na área do Vale do São Francisco. A fiação e a tecelagem são algumas das técnicas mais utilizadas na região, e se constituem como mais uma forma de sustento e subsistência para a população. A confecção de cerâmica também é outra fonte de renda, e todo artesão que vive através desta mão-de-obra reverencia o rio, já que é dele que é extraída o barro que é a matéria-prima necessária para a produção das Moringas, potes, tigelas de cerâmica entre outros objetos típicos fabricados artesanalmente.

Foto/texto;Poliana Pinheiro

Nenhum comentário: