21 de abril de 2010

Um poeta Xique-Xiquense homenageia os 50 anos de Brasília

Quem é ele?


Cassemiro Machado Neto, 66 anos de idade,professor de magistério há 43 anos ,escritor com cinco livros publicados e outros seis livros aguardam publicação.Seu nome consta no 'Dicionário de Autores Baianos',é  membro da Academia de Letras de Xique-Xique. O setor de Cultura da Bahia o colocou na coleção de 15 volumes sobre Cultura Baiana, publicado há cinco anos, como um dos representantes da cultura  Xique-Xiquense. O Campus da Univesridade do Estado da Bahia - UNEB, em Xique-Xique, colocou seu nome em sua Biblioteca setorial.

Memórias
Seu livro 'Ecos Esparsos', com 45 poemetos, todos escritos em Brasília, entre 1976 e 1979, publicado na cidade de Xique-Xique, sertão da Bahia, para onde se mudou em agosto de 1979, forçado por problemas familiares, teve apresentação do jornalista, poeta e escritor Bruno Matarazzo Gargiulo. A segunda edição desse trabalho foi publicada em setembro de 1998, também em Xique-Xique. Está esgotado desde o ano 2000. Depois publicou 'Um Sorriso Novo', quarenta poemetos.Escreveu 'Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique' - que é a a História de Xique-Xique Esse livro tem 316 páginas e 180 fotos preto-e-branco e coloridas. Edição esgotada desde 2000.
Em abril de 2000 editou 'Memória Viva de Chique-Chique', com 180 perfis biográficos de personalidades que 'fizeram' a História de Xique-Xique.Em novembro de 2008 lançou o quinto livro, 'Geração Letras', espécie de documento registrando a formatura da primeira turma de licenciandos em Letras do Campus local da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
Atualmente está em vias de preparação final a segunda edição do terceiro livro (Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique), agora com 886 páginas e mais de 300 fotos históricas.O segundo e o terceiro volumes de Memória Viva de Chique-Chique se acham em ponto de publicação, somando mais de 600 perfis biográficos dos construtores' da História de Xique-Xique.Cassemiro Neto,conhecido como  "professor Cassemiro",ainda ministra aulas no sistema estadual de educação da Bahia, onde se encontra prestes a se  aposentar.

 SONHOS
Alguns sonhos que almeja transformar em realidade: voltar a residir em Brasília; fazer o curso de Direito e de Jornalismo, apesar dos seus 66 anos de idade.

Desabafo
(...)"Vejo todos os dias o Jornal de Brasília, como fazia todas as manhãs quando trabalhava na CODEVASF - que se situava na época no Setor Bancário Norte (próximo do Teatro Nacional) e descia do ônibus de Taguatinga Sul, onde morei tantos anos; ao descer da bela (era bela) Estação Rodoviária do Plano Piloto, diirigia-me à banca de jornais e comprava meu exemplar desse jornal (filho de O Popular, de Goiânia, da família Câmara) e saía lendo e completava a leitura na hora do almoço, todos os dais da semana. Sábado e domingo comprava-o em Taguatinga.
Desculpem-me (sou baiano) por escrever demais!Parabéns ao Jornal de Brasília pela iniciativa! Parabéns a minha maravilhosa e doce Brasília - da qual estou exilado involuntariamente há mais de 30 anos, mas que desejo sair desta vida daqui a muitos anos, aí nesta cidade que me encanta!",(Cassemiro Machado Neto).

Poema: CIDADE AZUL COM HORIZONTE DE ANIL


Cassimiro Machado Neto.
23.08.1976.


Brasília cidade menina, filha eterna do Planalto;
Hoje o mundo a te se inclina e te promove bem alto!
Brasília cidade criança, de alma esplendorosa;
Tu és perene festança, cada dia és mais formosa!

Brasília cidade céu, cantada em prosa e verso;
De teu herói mausoléu, lição prá todo o Universo!
Brasília cidade ternura, no coração do país;
Tens espaço com fartura, para crescer meu Brasil!

Brasília cidade adulta, com um milhão de pessoas;
Hoje teu pai sepultas, enquanto teus sinos soas!
Brasília veraz paraíso, para quem gosta de ti;
Só quem perdeu o juízo, pensa em mudar daqui!

Brasília cidade órfã, JK teu pai morreu;
Ele que te abriu a porta ao progresso que hoje é teu!
Brasília cidade bela, rainha de um povo herói;
Sofres hoje a procela desta hora que te dói!

Brasília cidade azul com horizonte de anil;
Beleza de norte a sul, no teu outono de abril!
Brasília cidade-amor, de povo alegre e feliz;
Tua pureza é fervor, tua beleza é quem diz!

Brasília cidade eterna, filha três de JK;
Tua glória é superna, no Globo não há rival
Brasília hospitaleira, és a mais bela cidade;
Em tudo tu és primeira, és do Brasil vaidade!

Brasília cidade heróica, deste país varonil;
Marcas uma era estóica no progresso do Brasil!
Brasília cidade turística de modelar escultura
Arrojada obra artística, de rara arquitetura!

 Brasília cidade rainha em um pais de esplendor
 Tu és a cidade minha, tu és capital do amor!
 Brasília, um dia te acordo, com olhos lindos de amor,
 Com o Brasil transformado em peça de eterno valor!

POEMA PUBLICADO,no Jornal de Brasília no dia 21 de abril,cinquentenário da capital federal.

Nenhum comentário: